domingo, 29 de novembro de 2015

Novos Aprendizados

No inicio do mês de Novembro de 2015 participei de um curso rápido fuzing e tiffany, duas técnicas diferenciadas mas com o mesmo material BASE em comum o VIDRO,  foram 4 aulas aonde pude ter uma introdução sobre essas técnicas, parte teórica e produção aonde realizei dois trabalhos que só me fizeram despertar ainda mais meu interesse . 
O Curso foi ministrado pelas professoras Celina Lima e Denise Nissen no Ateliê Laboratório de Idéias, vejam que linda essa placa da faixada , o objetivo do curso era que o aluno desenvolve-se uma replica menor desse painel usando as técnicas do fuzing e do tiffany.


Vejam de perto esse arranjo de flores que está fixado na parede externa do ateliê, todo ele foi feito com a tecnica de FUZING , que seria a fusão do vidro com ajuda do forno a uma temperatura de 1000ºC, lembrando que o forno é um forno especifico para queima de vidros, as peças antes de serem levadas ao forno são recortadas na forma desejadas e pintadas com tinta pra fusão do vidro, o vidro em media é de 3mm, alem dos vidro que pintamos usamos muito reaproveitamento de materiais, como a garrafa que foi usada no tronco e nas folhas verdes. 


Com a queima do vidro, a tinta se fixa podendo ser usado na area externa sem problemas, o vidro  ganha forma curva , relevo e toque liso sem corte nas peças.



Olha que fofinho o caderno de anotações com uma linda flor de fuzing na capa, ao lado eu acomodando o vidro nas placas para queima.


Minha produção de flores, recortadas e devidamente pintadas, para criar relevo fizemos uma cama de manta para as peças se acomodarem .


Flores sendo tiradas do forno, lindos anturios vermelhos e rosas de garrafa azul, cada camada envolvida com manta para não fazerem a junção das pétalas.



Borboleta na tecnica de TIFFANY, aqui o vidro não é desses simples que usamos no fuzing, o vidro aqui é o Stand Glass ou vidro de Vitral que na grande maioria são importados elevando o valor do material.
Essa técnica requer mais habilidade, para as peças se unificarem precisa de um corte perfeito , usamos a videa e lixa para deixar o vidro com encaixe mínimo, depois das peças cortadas usamos um fita de cobre para envolver as peças, com a ajuda de pregos sob base de MDF seguramos as partes e com uma solda de estanho vamos fazendo a liga para juntar cada pedacinho.
 É um trabalho demorado que exige muita concentração!!!


Peças depois da queima, cores forte e vibrantes e o vidro com um belo formato, montagem do arranjo.
Uma pequena Previa !


Detalhe do quadro já finalizado.



Esse foi o resultado desse novo aprendizado, fiquei satisfeita e ainda com mais vontade de me enveredar nessas técnicas, trabalhar coma fusão do vidro é fabuloso.


Trabalho do grupo.


Bom final de semana !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é sempre Bem-Vindo em meu blog, Obrigado pelo recadinho, adorei sua visita !!! Schandra Julia